Formação & Qualificações Experiência Profissional Outra
Experiência
Curriculum
Vitae
Contato e Fotos Home Page
CURRICULUM VITAE - PORTUGUÉSE   English Español Français

 

Nome:
Profissão:

Nacionalidade:
JOSEPH F. DORSEY, JR. (Jeff)
Economista de Crédito e Especialista em Comercialização Agrícola
Norte Americano
 

Endereço:

14317 SW 142nd Ave
Miami, FL 33186-6714
Tel. +1 (305) 323-7166;
Tel. +251 911 716452 (Adis Abeba)


Email:
info@jeffdorsey.com
Website: www.jeffdorsey.com

 

Qualificações Chaves:

Crédito e Comercialização para a farma, agribusiness, exportações e pequenos negócios dos nao farmeiros, incluíndo os pesqueiros e piscicultura e os negócios operados por farmeiros & organizações de mulheres
Análise de políticas, desenho de projectos e sua avaliação
Análise Instituicional e Posse de terra
Pesquisas estatísticas à nível de empresa
Emergências, reabilitação do pós-desastre e questões de segurança alimentar

Educação:

Ph.D., em Economia Agrária/Ibero-American Studies/Estatistica/Gestão Farma, pela universidade de Wisconsin-Madison, em 1984.
Mestrado, em Economia Agrária/Desenvolvimento Rural, pela Universidade de Wisconsin-Madison, em 1975.
Bacharel, em História/Francês, pela Faculdade de Hamilton, Clinton, em Nova York, em 1966.
Nível Pré-universitário na Belmont Hill School, Belmont, em Massachusetts, em 1961

Outras Qualificações:

Fez curso de Língua portuguesa, no Centro de Estudos Brasileiros (em Roma, na Itália em 1988 e na cidade de George, Guyana, em 1998)
Fez curso de Língua e literaturas espanholas, na Universidade de Laval, Québec, PQ, verão 1966
Obteve as licenças de Primeira Classe de Rádio-Telefônia, Segunda Classe de Rádio-Telégrafo, e Classe Extra de Rádio-Amadora, no verão 1962
Licenças privadas de pilotos e aviação no clube do vôo, em São Fernando, Chile, 1969

Línguas:

Inglês (língua materna)
  Espanhol (excelente)
Português (bom)
  Francês (excelente)
Italiano (bom)


Experiências Profissionais:

D'août jusqu'au décembre de 2012, le Directeur de sa propre Compagnie visant le développement de nouvelles affaires pour la propre compagnie de consultation à Bamako, Mali pour fournir les services au gouvernement, les bailleurs de fonds et les agences privées et les compagnies privées dans les domaines de la bonne gouvernance et l'agriculture, le business et les finances, le crédit et le développement, en se concentrant sur les systèmes appropriés pour le contrôle financier et pour assurer des résultats proportionnels aux dépenses et aux interventions.

Du janvier jusqu'au juillet de 2012 (diverses occasions), l'Auteur de Proposition et l'Auteur/Rédacteur de Finance Agricole pour fournir des sections des propositions sur la financement rural et l'emploi et pour réviser un manuel sur la finance agricole pour les banques et les institutions de microfinance en Afrique qui entreprenne le financement agricole.

Du 17 février jusqu'au 30 mars et du 27 août jusqu'au 17 octobre 2011, l'Analyste de Design d'Enquête & l'Auteur de Rapport sur l'impact de la microfinance au Myanmar, analysant les données qualitatives et quantitatives aux niveaux des villages et des ménages évaluant la contribution du Programme de Microfinance dans l'amélioration du bien-être des familles des clientes, en recommandant l'expansion de programme, l'inclusion d'autres régions géographiques et le design de nouveaux produits de prêt. Aussi, en analysant le rôle du Programme dans la réanimation de l'agriculture, des activités économiques et l'emploi à la suite du cyclone Nargis.

Du 14 Septembre 2009 au 13 Septembre 2010 Spécialiste des Services Financiers au Mali, chargé de mettre en place un système destiné à garantir l'accès au financement pour les agriculteurs, les femmes et leurs organisations de producteurs, la promotion des chaînes de valeur, et la conception d'un système de paiement des titres des terres à fournies aux bénéficiaires d'un projet d'irrigation et de garantir un meilleur accès au financement à moyen terme.

14 de setembro de 2009, Especialista em Serviços Financeiros no Mali; criação de um sistema para garantir o acesso a financiamento para os agricultores, suas mulheres e as suas organizações de produtores, promovendo a cadeia de valor e garantias para financiamentos para entrepostos, e tambem promovendo um sistema de pagamento de terreno. Com os título de terra os beneficiários podem obter um projeto de irrigação e um melhor acesso ao financiamento a médio prazo.

24 de agosto a 14 de setembro de 2009, Perito de Economia e Desenvolvimento de Mercado em Kinshasa, na República Democrática do Congo (RDC) para desenhar o programa da SIDA focado no desenvolvimento do mercado em prol dos pobres e mulheres, recomendando parcerias institucionais e áreas geográficas que se encontram sem conflitos.

24 de agosto a 14 de setembro de 2009 , Perito de Economia e Desenvolvimento de Mercadoem Kinshasa, na República Democrática do Congo (RDC) para desenhar o programa da SIDA focado no desenvolvimento do mercado em prol dos pobres e mulheres, recomendando parcerias institucionais e áreas geográficas que se encontram sem conflitos.

Outubro de 2008 a Abril de 2009 Líder de Equipe na Etiópia para um estudo das lições aprendidas de um projeto inovador, financiado pela CIDA, sobre a segurança alimentar, geração de renda e a criação de ativos na região leste de Amhara.

7 de janeiro a 15 de Outubro de 2008 Líder de Equipe na Etiópia para um estudo financiado pelo Banco Mundial intitulado “As Doações, Potencialidades e Limitações do Corredor de Crescimento de Tana Beles” feito para o Ministério de Recursos Hídricos, analisando o crescimento baseado no desenvolvimento de irrigação, mercadologia regional, finanças, parcerias público-privadas e agronegócios.

Novembro de 2007 Perito de agronegócios desenhando uma metodologia para a avaliação de projetos da USAID na Sérvia.

29 junho - 7 de agosto 2007 Líder de Equipe, Uganda avaliação do projeto de aumento de produtividade agrícola que pertence a USAID relacionado com a adoção de tecnologia, aumento de produção, organizações de produtor, marketing de grupo, linha de crédito e parceria com sociedades público-privadas.

2 junho - 24 de junho 2007 Especialista em Empreendimento, Huambo, Angola, analise de oportunidades potenciais que surgem em áreas peri-urbanas e rurais devido a melhoria em direitos de propriedade.

5-21 maio, 2007 Líder de Equipe, Conakry, Guiné Guiné para a agricultura e componente de administração de recurso natural para uma melhor administração durante a fase inicial, preparando protocolos para futura colaboração com o Ministério de Agricultura e contatando agências da ONU que se interessam as atividades pertinentes.

9 - 30 de abril, 2007 Perito em Qualidade de Dados, Manágua, Nicarágua, responsável por avaliar qualidade de exportação, indicadores domésticos, de vendas e outros de sucesso financeiro de projetos da USAID para elevar renda rural.

18 fevereiro a 31 março, 2007 Líder de Equipe, Madagáscar avaliação de Projeto de Segurança Alimentar fundada em Moramanga como Título II financiado por USAID. A avaliação cobriu contribuições para melhorar a produção agrícola & comercialização, saúde, plano familiar & nutrição, estrada & infra-estrutura de irrigação, administração de recurso natural e posse de terra, propondo mudanças principais nas operações da ADRA national e supervisão da ADRA Internacional (HQ).

26 de novembro, 2006 a 19 de janeiro de 2007 Economista Agrícola, Senegal, avaliação de um projeto de administração de recurso natural fundado por USAID, responsável por analisar o pilar econômico de uma estratégia tripartida da natureza, riqueza e poder. A análise focalizou em como as intervenções do projeto na renda salarial crescente proveniente de floresta e produtos agrícolas non-tradicionais e rendas para o governo local tem tido sucesso elevando o interesse da comunidade em administração melhorada de florestas da comunidade e outros recursos..

16 abril a 19 maio e 12 agosto a 2 de setembro, 2006 Economista/Administrador de Pesquisa de Posse de Terra no Kirgizstan, para o responsável de design do USAID, supervisão e análise de uma pesquisa de 550 fazendeiros e funcionários do governo locais relativo a condições de arrendamentos agrícolas, produção, terra e conservação de água e decisões de investimento em terra arrendada e recomendações em melhorias de arrendamento e por último a transferência de terra arrendada a fazendeiros.

14 de agosto - 9 de outubro, 2007 Escritor de Proposta para projetos, Uganda, levando a cabo o trabalho de campo no norte de Uganda, encontrando com autoridades locais, sócios de desenvolvimento e recrutando pessoal e subcontratantes locais, organizando sociedades públicas e privadas e preparando a proposta técnica para o projeto de fonte para USAID.

De 11 de Janeiro a 22 de Março de 2006, desempenhou a função de Economista para Assuntos Pesqueiros, na Indonésia onde avaliou políticas, estratégias e subsídios no fuzileiro naval e no sector pesqueiro, definindo os investimentos com vista a promover o crescimento e alcançar o potencial de exportação.

De 10 de Setembro a 20 de Outubro de 2005, Desempenhou a função de Especialista em Microfinanças na Sri Lanka, onde fez a avaliação das oportunidades do microfinanças após a ocorrência do tsunami e propôr mudança de produtos, procedimentos e a exigência de relatório para inverter a situação de baixos fundos e incentivar maior interesse pela FMI pelos fundos oferecidos pela USAID para a reconstrução.

18 junho a 15 julho 2005 Lider de Equipe/Especialista no Planeamento Estrategico para a SIDA em desenvolver um plan estratégico para guiar à Asociação dos Produtores da Carne de Uganda em melhorar serviços aos membros, gerando o rendimento adicional para aumentar seu sustenabilidade, expandendo membresía da asociação para cobrir um spectrum mais amplio de produtores de gado, os procesadores e fornecedores, e fazendo a asociação mais representativa dos interesses das partes interesadas nos subsectores da carne e gado.

17 fevereiro a 15 abril 2005 Especialista em crédito agricultural e marketing para uma avaliação duma programa de USAID de cooperativas agricolas en Etiópia (ACE) manejado por a ACDI/VOCA, responsável para analisar o impacto do programa na cantidad de cooperatives e no seu volume de negócio, na formação de cooperativas de crédito e poupanza, atividades de entrenamento, e nas rendas do productor, nos meios de subsistência e na segurança alimentar.

25 de Novembro de 2004 à 10 de Janeiro de 2005 Líder da Equipe e Economista Agrário Agrário na ADRA na Guiné onde foi responsável pela avaliação final do projecto PADRAS financiado pela USAID. O projecto visava o melhoramento da segurança alimentar através de novas tecnologias de cultivo, gestão dos recursos naturais e das actividades geradoras de rendimento. As recomendações do trabalho visando uma estratégia sustentável de saída para a componente de microfinanças foram, a necessidade de usar produtos químicos na farma e no armazém (incluíndo insecticidas), e o melhoramento na venda do óleo vegetal do II título da lei PL-480.

1 a 23 de Fevereiro de 2004 , Posse Rural da Terra/ Especialista Agrícola em Kosovo numa equipe de ARD que realiza um estudo para USAID de direitos da terra e de propriedade, e seu impacto no desenvolvimento econômico e finanças para empresas incluíndo para as culturas agrícolas (batatas, vegetais, etc.), a leiteria, e piscicultura da truta e em melhorar direitos de propriedade, aumentar o uso de propriedades imobiliárias como garantia para obter crédito nos bancos.

18 de Outubro de 2003 a 26 de Janeiro de 2004 Economista Agrário numa equipe da companhia ARD que preparou uma avaliação do sector agrário para USAID/Guiné, focalizando a contribuição do sector na redução da pobreza. Responsável para preparar a análise dos subsectores agrários chaves no departamento e identificar seus constrangimentos, oportunidades e potenciais intervenções para os próximos cinco anos. O trabalho incluíu estudos profundos de principais culturas tais como: cajú, palma de óleo, arroz, vegetais irrigados da estação seca; pesca marrinha, continental e piscicultura, comercialização de fertilizantes e de outros produtos químicos da farma, e de contribuir para a análise do sector financeiro e sua sustentabilidade na produção e comercialização agrícola.

12 de Setembro a 17 de Outubro de 2003 Especialista de Crédito de Fertilizantes para o Centro Internacional de Desenvolvimento de Fertilizantes (IFDC) em Malawi, onde tinha como responsabilidade rever a necessidade de acesso as fontes de crédito por negociantes de fertilizantes; tendo para tal, analisado as moedas locais, o dólar e o rand para importação de fertilizantes. O trabalho incluíu a análise do uso de estoque de fertilizantes em armazéns ligados como garantia (crédito de inventário) e outras possíveis fontes de garantias suplementares negociantes para contribuições às finanças de importações de fertilizantes e inventários no país.

24 de Abril a 20 de Maio de 2003, Especialista em Microfinança de Habitaçao, em Kigali, Rwanda, para o Conselho Mundial das Uniões de Crédito (WOCCU) onde analisava o desempenho da habitaçao e melhoria das casas de crédito pelas uniões de crédito de Ruanda e união nacional (UBPR). Foi projectado um programa para estabelecer a perícia na construção, melhorar produtos de empréstimos existentes e desenvolver um novo produto que combina economias do membro com as finanças da casa de compra. Foram também propostos novos produtos para empréstimos comerciais de construção e para avanços de salário usados para a melhoria de habitaçao..

11 de Fevereiro a 15 de Março de 2003 desempenhou a funçao de Analista Sénior de Comércio em Bamako, Mali onde tinha como principal funçao a preparação de uma proposta em resposta a USAID RFP para um projecto agrícola visando a promoção de comércio. Foi responsável pela análise do impacto de comércio na guerra civil na Costa de Marfim, comércio transfronteiriço, sector de arroz irrigado (produção, processamento e comercializaçao), colheita de hortícolas, garantia de qualidade e sistemas de controle (laboratórios, HAACP, etc.), infra-estruturas, MIS e programas de informação e de comunicação, e crédito ao comércio e comercialização.

31 de Outubro a 18 de Dezembro de 2002 ,foi Analista Sénior Agrícola e de Segurança Alimentar, num programa de equipe da USAID/Malawi onde faziam a avaliação para aumentar rendimentos rurais, avaliando assim o impacto 1) da consolidação da organização dos pequenos produtores nacionais (NASFAM) como principal companhia negociadora para exportar e processar produtos agrícolas dos pequenos produtores, 2) de um programa de desenvolvimento da indústria de leiteria com terra O’Lakes, 3) da expansão de uniões de crédito rurais, e 4) o projecto HYV-semente-e-fertilizante-para-trabalho que visava melhorar a segurança alimentar para as famílias de baixos rendimentos atravês do melhoramento de vías de acesso as suas comunidades.

1 de Setembro a 26 de Outubro de 2002 , Analista de Políticas Agrícolas e de Comercializaçao , financiado pela IFAD para o Projecto de Apoio aos Mercados Agrícolas (PAMA) em Moçambique, revendo a literatura de estudos já feitos e estudos correntes relacionados com a comercializaçao agrícola dos pequenos produtores. Análise de políticas, legislação, e identificaçao de instituições e dos stakeholders interessados em decisões de políticas agrícolas. O relatório analisou o processo existente da formulaçao de políticas e propôs uma estrutura em que o PAMA pode operar para melhorar a transparência, assegurar a entrada dos pequenos produtores no processo de tomada de decisão e acelerar mudanças nas políticas e nos procedimentos de comercializaçao com vista a favorecer aos pequenos produtores e suas associações.

1 de Julho a 3 de Agosto de 2002 , Analista Económico financiado pela CARE Internacional num consórcio das ONG’s, onde foi responsável pela recolha de dados, modelar o custo de 16 anos do conflito civil no Norte de Uganda Acholiland às economias regionais e nacionais, e contribuir para uma solução negociada

13 de Abril a 13 de Junho de 2002 Especialista em Desenvolvimento Rural da Empresa e Comercialização, no projecto financiado pela DFID para Teso e Lango que cultiva sistemas (distritos de Soroti e de Lira no Norte de Uganda). Analisou os constrangimentos de desenvolvimento de comercialização e da empresa e identificou as oportunidades para actividades novas e existentes de culturas e dos animais domésticos e negócios do sector de serviços, visando integrar mercados orientados no programa de pesquisa da Organização de Pesquisa Agricultural Nacional (NARO) e nas actividades de extensão de Serviço Consultivo Agrícola Nacional (NAADS) em sua formação de apoio e desenvolvimento de organizações de produtores, e de criar fundos especializados competitivos na concessão de estudos de desenvolvimento de comercialização e da empresa para incentivar a expansão de negócios e para examinar a vantagem das oportunidades que surgem nas regiões.

20 de Agosto a 2 Novembro de 2001 e 19 de Novembro a 14 de Dezembro de 2001 Consultor de Microfinança de Habitação, para a PLAN Internacional, preparando uma proposta para a fase II de microfinan ça de habitação e assistindo um projecto de auxílio técnico para as famílias de baixos rendimentos. O trabalho também envolveu ajudar a PLAN na identifica ção das fontes a financiar, preparando propostas de concessão para a expansão do programa em 5 países existentes (América latina e Sri Lanka) e sua expansão num número similar de países novos em África e em outra parte do mundo. .

4 de Abril a 25 Maio, de 3 a 18 de Novembro, de 19 de Dezembro de 2001 a 26 de Janeiro de 2002 Especialista de Informação e Comunicações em Mali , para USAID onde revê a informação e as necessidades de comunicação da cúpula da associação das instituições de microfinanças (APIM) e os seus 24 membros e desenvolveu uma estratégia das necessidades para a reunião da APIMs, incluíndo a computarização de suas operações (hardware, software, sistemas de e-mail, do website, boletim eletrônico) e de seus membros. Foi incluído um trabalho desenvolvendo uma estratégia de comunicações para a comercialização da indústria de microfinanças ao todo e coordenando as campanhas dos meios de MFIs individual com a estratégia total da indústria. O relatório está em francês. As relações seguradas da imprensa para lançar a estratégia de comunicações com uma conferência na semana de Microfinança e com cobertura de meios de âmbito nacional e projectando meios de campanha para o torneio da copa das nações africanas em futebol.

31 de Maio a 1 de Agosto de 2000, Economista Agrícola e Especialista de Crédito que avalia a estratégia de desenvolvimento alternativo do Governo de Peru financiado pela USAID para farmeiros na selva peruana em zonas produtoras de coca. Foram entrevistados os farmeiros a cerca da sua produção de coca, de culturas alternativas, de actividades dos animais domésticos, de arranjos de comercialização, de meios de financiamento das suas actividades de cultivo e outras, bem como de seus direitos de propriedade. Foram consultados os gestores das cooperativas dos farmeiros e os agribusiness privados que processam, comercializam e exportam café, cacau, bananas, feijões, arroz, corações de palma, abacaxi e outras culturas não tradicionais de exportação. Foi realizada a análise financeira de actividades prioritárias. Foi analisado o papel das organizações de farmeiros na comercialização e também foi avaliado o apoio dado pelas ONG’s.

29 de Abril a 29 de Maio de 2000 Especialista das Organizações Rurais em Mali, Etiópia, Uganda e Malawi, analisando o apoio técnico e financeiro das organizações de produtores em África com vista a melhorar a comercialização, acesso aos insumos e a provisão de serviços. O principal foco do estudo era o processo de construção da confiança e relacionamentos a longo prazo entre organizações de produtores, processadores, comerciantes e agro-exportadores comprando seus produtos. O relatório fez recomendações das estratégias para melhorar o apoio da USAID as associações de produtores rurais em toda África.

29 de Janeiro a 12 de Março de 2000, Especialista Sénior de Gestão Instituicional, no Egipto, avaliando o impacto da pesquisa, projecto e execução; unidades de monitoração, verificação e avaliação sobre o sucesso da reforma do programa da política agrícola. O foco principal deste programa está em melhorar o ambiente regulador e em permitir normas que regem aos agribusinesses e exportadores de produtos egípcios das farmas, incluíndo a piscicultura.

2 de Outubro a 12 de Novembro de 1999, Especialista da Organização de Agricultores em Moçambique, responsável pela avaliação das associações de produtores apoiados pelas ONG’s da USAID/Moçambique e dos Estados Unidos para determinar as melhores práticas para conseguir resultados na comercialização coletiva de produtos agrícolas. Foi analisado o apoio fornecido pelas ONG’s dos Estados Unidos, Reino Unido (CLUSA, CARE, Visão Mundial, ACDI/VOCA, Fundação contra a Fome, etc.) às organizações de produtores, TechnoServe, projecto de apoio a indústria de cajú (em Nampula) aos processadores e aos agribusinesses. Foram identificadas as melhores práticas e foram feitas recomendações para ligar organizações de produtores com os agribusinesses engrenados na comercialização, processamento e exportação.

31 de Julho a 17 de Setembro de 1999 Economista Laboral, Estudo da Indústria Processadora de Cajú em Moçambique financiado pelo Banco Mundial, onde foi responsável pela análise das perdas dos trabalhos nas velhas fábricas capital-intensivas e determinar a compensação apropriada para os trabalhadores. Foram estimados os ganhos potenciais do emprego nas pequenas plantas novas que usam tecnologias de mão de obra-intensiva (indiana) apropriadas em processar o cajú. As propostas concerniam nos constragimentos da comercialização em plantas novas, pequena escala e para exportação da castanha bruta.

16 de Junho a 27 de Julho de 1999, Conselheiro da Política Financeira para o Fundo Peru Canadá que avalia as instituições de Microfinança. O Fundo apoia e recomenda na formalização das suas actividades para proporcionar a continuidade da provisão de serviços financeiros aos pobres para suas farmas e pequenos negócios e micro-empresas não agrícolas.

30 de Novembro a 18 de Dezembro de 1998, Especialista em Finanças Agrícolas para USAID/Honduras. Onde foi responsável pela revisão das exigências e opções para a reconstrução agrícola do financiamento após o furacão Mitch. Os mecanismos propostos incluíam o refinanciamento e linhas de crédito especiais para bancos participantes e outras instituições financeiras.

13 de Maio 13 a 4 de Julho de 1998 Analista de Posse de Terra, em Guyana onde preparou um programa e um mecanismo de financiamento para a conversão da terra alugada à propriedade da propriedade, estabelecendo critérios e prioridades para que as áreas e os farmeiros sejam abrangidos nos anos iniciais da implementação do programa. Também foi avaliado o impacto na mudança sobre a posse de terra para o desenvolvimento da farma processadora e de negócios rurais não agrícolas.

8 de Julho a 9 de Agosto e de 20 de Setembro a 17 de Outubro de 1998 Especialista em Crédito de Pesca, para a FAO e Escritório Nacional de Pêche do Marrocos apoiando a expansão do sistema mútuo de garantia de empréstimo aos restantes portos abrangidos e à sociedade crescente e a aumentar rendimentos do sistema.

31 de Janeiro a 29 de Março de 1998, Especialista de Desenvolvimento de Microempresa, Economias Rurais e de Crédito em que analisa as exigências de crédito para projectar actividades de gestão de recursos naturais e microempresas em comunidades rurais de Senegal e uma componente de crédito na parceria com este projecto de gestão dos recursos naturais financiado pela USAID e instituições financeiras locais.

6 de Abril a 10 de Outubro de 1997 Especialista em Microfinanças e Analista de Operações onde o Fundo Africano de Desenvolvimento preparou $US 10 milhões de iniciativas de Microfinanças de África (AMINA) para propôr o apoio de microempresas urbanas e rurais. O trabalho também actualizou o manual das operações do Banco Africano de Desenvolvimento em Abidjan, Costa de Marfim.

3 de Novembro a 2 de Dezembro de 1996 Responsável pelo Crédito na Pesca Artesanal e Analista Financeiro em que analisou os sistemas informais de crédito e de comercialização para os pescadores, mulheres processadoras de peixe e projectou comerciantes de peixe para pesca artesanal de JICA no Norte da Costa de Senegal. O crédito para a comercialização e processamento foi enfatizado neste trabalho.

5 de Julho a 9 de Agosto de 1996 Economista Agrário, na Serra Leoa onde analisou o mercado comercial para a mandioca, batata doce e inhame no mercado de alimentos frescos e processados (gari) para o armazenamento e exportação. As recomendações foram feitas para a necessidade de armazenar no porto e para o capital de funcionamento das actividades apoiados por uma companhia agrícola de comercialização para todos os projectos financiados pela FIDA no país.

27 de Abril a 11 de Maio de 1996 Economista Agrícola para a FAO, na Etiópia estimando custos e ajudando no projecto das experimentações para o tratamento de parasitas externas nos carneiros e nas cabras para o melhoramento da qualidade das peles e para facilitar a obtenção de produtos de qualidade para a exportação para o mercado europeu.

3 de Março a 17 de Abril de 1996 Especialista de Monitoria e Avaliação em Marrocos, projectando um sistema de levantamento de dados e de análise ao nível da farma para monitorar o progresso dos objectivos da produção, comercialização e da renda de uma irrigação financiada pela USAID.

17 de Outubro a 14 de Novembro de 1995 Consultor de Crédito para Save the Children (EUA) no Malawi que projecta um sistema de crédito para processar e microempresas de pequenos negócios pertecentes a mulheres viúvas de baixos rendimentos cujos maridos morreram de SIDA.

25 de Agosto a 24 de Setembro de 1995 Consultor de Crédito para a GTZ-Malawi onde projectou um programa do crédito para a introdução de tecnologias para a conservação de recursos de pesca no lago Niassa e para financiar um sistema de produção de piscicultura da variedade de peixe tilapia tanto para a produção como para a comercialização de vegetais da estação seca.

16 de Maio a 20 Setembro de 1995 Especialista de Actividades Geradoras de Rendimentos, para a FAO onde fez a avaliação de mercados agrícolas alternativos e de empresas não agrícolas de pequenos negócios em comunidades de pesca em torno do lago Niassa e do lago Malombe e foi projectado um programa de crédito para apoiar a sua expansão. Foi também analisado a rentabilidade da secagem do peixe ao sol e salgar para a venda no Malawi e para o comércio fronteiriço de peixe processado próximo a Moçambique.

10 de Abril a 3 de Maio de 1995 Economista Agrícola, em Guiné onde fez a avaliação de actividades geradoras de rendimentos incentivado pela USAID financiando projectos de gestão de recursos naturais nas terras altas de Fouta-Djallon, incluíndo mercados e finanças para a produção de vegetais da estação seca e empresas não agrícolas de pequenos negócios. Foi também analisada a falta de crédito como um constrangimento ao desenvolvimento destas empresas.

Abril de 1995 Analista de Pesquisa para um cliente privado onde realizou um estudo de fontes secundárias da pesca comercial no mar Egeu para ajudar a assegurar o roteamento seguro dos cabos submarinos e minimizar os danos causados pelos barcos de arrasto.

9 de Janeiro a 7 de Março de 1995 Consultor de Agribusiness e de Comercialização em Moçambique onde foi responsável pela análise do impacto das importações do equipamento feito nos Estados Unidos, produção de alimentos da farma, estabelecimento de mercados de acesso livre e de produtos agrícolas. Foram entrevistados os gestores de negócios agrícolas de processamento e de comercialização, e uma avaliação dos impactos dos programas de importação de produtos foram feitas para melhorar a habilidade destas empresas de modo a competirem numa economia liberalizada moçambicana.

25 de Setembro a 7 de Dezembro de 1994 Especialista Rural de Crédito, em Birmânia para FAO desenhando um sistema de crédito para quatro projectos agro florestais e agrícolas executados pela FAO para apoiar no cultivo, pesca, comercialização agrícola, negócios rurais não agrícolas, incluíndo pequenos processadores e empresas de comércio das mulheres.

11 de Maio a 11 de Setembro de 1994 Economista Pesqueiro, em México para a FAO analisando a viabilidade e o investimento na captura de peixe, em processar e em comercializar o peixe mexicano do mar e produzida pela (incluíndo a necessidade de dar títulos da propriedade para a terra e crédito para projectos de piscicultura). Os factores macroeconómicos que afectam o investimento pesqueiro (incluíndo a sobrevalorização da moeda nacional) foram destacados três meses antes da desvalorização do peso. Foi realizada também uma análise econômica e financeira de vários tipos de pesca e de actividades de piscicultura.

4 de Abril a 9 de Maio de 1994 Analista de Organizações Rurais e de Crédito, em Honduras para a FAO, avaliando um projecto de gestão de agro-florestal e de recursos naturais, incluíndo a contribuição da componente crédito à realização de objetivos do projecto.

3 a 19 de Janeiro de 1994 e 15 de Novembro a 23 de Dezembro de 1993 Economista Agrícola, em Eritrea onde foi responsável pela análise de projectos econômicos e desenho da componente do crédito. O projecto focalizou na reabilitação da produção usando a irrigação por inundacão (spate irrigation) para permitir a auto-suficiência no grão. Foi também analisada a proposta ao reestabelecimento da produção vegetal de fora de época orientada para a exportação ao mercado italiano.

10 de Julho a 10 de Agosto de 1993 Economista, em Bangkok na Ásia e na região Pacífica, pela FAO analisando o mercado regional de fertilizantes incluíndo a produção, comercialização, consumo e comércio.

15 de Agosto a 4 de Outubro de 1993 Economista Agrícola, na Bolívia, Colômbia e Peru onde avaliou a estratégia alternativa de desenvolvimento de fornecer o apoio da comercialização e infraestruturas da comunidade para incentivar a mudança da produção da coca a outras culturas. Foram analisadas as pequenas plantas processáveis financiadas pela UNIDO.

11 de Fevereiro a 20 de Maio de 1993 Economista Agrícola, da Belize, financiado pela FAO onde analisou a política governamental de substituição de importações para produtos agrícolas crus e processados e de carne e leite. Contudo, foi feita uma recomendação para apoiar exportações de produtos não tradicionais da farma ao mercado norte-americano. Foi preparada e aprovada pela FAO uma proposta de financiamento de um estudo de exportações de produtos não tradicionais para a Belize.

17 de Novembro a 15 de Dezembro de 1992 e de 1 a 10 de Janeiro de 1993 Especialista de Crédito Pesqueiro, em Equador projectando uma componente do crédito para um projecto de pesca artesanal da GTZ, incluíndo o apoio para processamento do peixe.

18 de Agosto a 5 de Novembro de 1992 Especialista de Crédito de Pesca, para a FAO, em Paquistão analisando o potencial de mercado e finanças para a captura de peixe, seu processamento e indústrias da farinha de peixe, com enfoque principal nos mercados exportadores.

4 de Abril a 10 de Agosto de 1992 e 8 de Agosto a 22 de Dezembro de 1991 Líder Economista de Equipe Agrícola, em Uganda financiado pela AfDB onde foi responsável pela projeçao de um programa de crédito Nacional para farmeiros, pescadores artesanais e outros homens de pequenos negócios e mulheres rurais.

2 de Maio a 30 de Junho de 1991 Analista de Projectos, em Roma para a FAO no escritório do Programa Mundial de Alimentaçao analisando a proposta de desenvolvimento do projecto da Programa Mundial de Alimentaçao.

20 de Outubro de 1990 a 19 de Fevereiro de 1991 Analista Instituicional financiado pela USAID Programa de Assistência do Sector Agrícola no Zimbabwe, avaliando um programa de importação de produtos e o impacto dos projectos rurais individuais de desenvolvimento financiados por rendimentos de moeda local corrente.

10 de Agosto a 29 de Setembro de 1990 Economista Agrícola financiado pela USAID, em Chapare, Bolívia, avaliando alternativas de produção de uma cultura e de animais domésticos para a produção da coca apoida por concessao de dinheiro para a erradicaçao, títulos de terra, crédito e infraestruturas básicas. Foram analisadas várias empresas de processamento e comercializaçao de produtos.

13 de Março a 17 de Maio de 1990 Analista Económico e Especialista de Crédito, em Honduras, analisando os mecanismos de comercializaçao e os portfólios de empréstimo das cooperativas agrícolas que embalam e exportam melons e outros produtos nao traditionais para o mercado Norte-Americano, financiados pela USAID.

10 de Agosto a 10 de Outubro de 1989 Analista Financeiro, financiado pela USAID em Cairo, Egipto, para a área do vale e delta do rio Nilo desenvolvendo uma análise de capacidade econômica e financeira para a análise de projectos de investimento na água potável e nas plantas para o tratamento de águas de escoadouro.

24 de Abril a 4 de Agosto de 1989 Analista de Projectos em Roma, ligado ao escritório da FAO, fornecendo o apoio técnico no desenho e avaliação dos projectos de desenvolvimento do Programa Mundial de Alimentaçao.

16 de Março a 4 de Abril de 1989, Economista Agrícola, pela FAO em São Tomé e Príncipe, avaliando o impacto da ajuda do Programa Mundial de Alimentaçao na reabilitaçao da produção de cacau e processamento, incentivar a produção de alimento por trabalhador da plantação e apoiando a privatizaçao das empresas agrícolas do Estado.

21 de Outubro a 23 de Dezembro de 1988 Economista agrícola, em Honduras, financiado pela USAID para um estudo da política onde analisou a taxa de troca, posse de terra, comercialização, os desincentivos da exportação e constrangimentos financeiros no investimento do sector da produção e processamento das culturas domésticas e de exportação.

16 de Agosto a 16 de Outubro de 1988 Autor/Especialista de Crédito, FAO, Roma onde escreveu um manual com componentes de crédito nos projectos da pesca artesanal.

9 de Julho a 9 de Agosto de 1988 Economista Agrícola, da FAO em Honduras, onde fez a avaliação do impacto da ajuda alimentar do Programa Mundial de Alimentação na produção de grãos básicos e na adopção de técnicas de conservação do solo.

Novembro de 1987 a Abril de 1988 Economista Sénior para América Latina, financiado pela FIDA em Roma onde foi responsável pela preparação de avaliações macroeconómicas e agrícolas do país para projectos propostos.

11 de Outubro a 1 de Novembro de 1987 Consultor da FAO na Suazilândia onde relata resultados de um projecto de comercialização para divulgar preços agrícolas e de animais domésticos; e foram analisadas as margens de comercialização para a indústria de processamento de milho.

Julho de 1985 a Agosto de 1986 Especialista de Crédito Agrícola, pela FAO, na Malásia, dirigindo um inquérito de 2.000 farmeiros e pequenos pescadores artesanais para ajudar ao banco de desenvolvimento agrícola da Malásia a melhorar as suas políticas de empréstimo, procedimentos e recuperação de empréstimos.

Novembro de 1984 a Fevereiro de 1985 e de Abril a Junho de 1985 Colaborador da base de dados do indicador sócio-económico, da FAO em Roma, desenvolvendo uma base de dados de estatísticas rurais de desenvolvimento.

Março de 1985 Economista Agrícola, financiado pela USAID em Honduras, avaliando a viabilidade financeira e instituicional da federação de produtores de café e dos membros das cooperativas.

Março a Outubro de 1984 Analista da Posse de Terra, da FAO em Roma onde foi responsável pelo projecto do estudo de de trabalhadores sem terra de vários países, promovendo a renda do salário, acesso melhor à terra e mais negócios não agrícolas.

Janeiro de 1982 a Fevereiro de 1984 Instructor, na Universidade de Wisconsin-Whitewater, onde lecionava estatísticas de negócios e aplicações estatísticas no main-frame e nos computadores pessoais.

Três meses entre 1980 a 1984 (várias datas), Consultor da Cooperativa de crédito, pertecente a Fundação Inter-Americana, da República Dominicana, avaliando o portofólio de finanças rurais da cooperativa, revendo e criticando os estudos de praticabilidade inexactos de agribusiness preparados para apoiar aplicações de empréstimo.

8 de Julho a 30 de Agosto de 1983 Consultor de Crédito da USAID em Haiti, analisando o crédito do grupo que forneceu aos pequenos farmeiros e as implicações de dar crédito para investimentos de grande escala de agribusiness do sector privado.

Fevereiro a Março de 1983 Consultor para o Centro da Posse de Terra, financiado pela USAID, onde fazia a avaliação da produção, capacidade da comercialização e reembolso de pequenos farmeiros no Chaco boliviano em empréstimos para serviços mecanizados de sacha, construção de tanques para armazenar água para animais e para as culturas anuais. Foram também revistas as indústrias processadoras.

Julho a Agosto de 1982 Assistente de Pesquisa, no Centro da Posse de Terra da Universidade de Wisconsin, fazendo a análise da função de produção de uma série de dados obtidos dum inquérito as pequenas farmas e da reforma das cooperativas agrárias em El Salvador.

Setembro de 1979 a Abril de 1980 Assistente de Pesquisa, para Centro de Posse de Terra, na Universidade de Wisconsin-Madison, onde ajudou a desenvolver uma metodologia para a avaliação de componentes de crédito de projectos rurais de desenvolvimento na América Latina.

Março a Julho de 1979 Consultor, na Organização Internacional de Trabalho, em Santiago, Chile analisando mudanças em estruturas de emprego e trabalho nas grandes fazendas num vale Central do Chile entre os anos 1966 e 1975.

Agosto de 1978 a Fevereiro de 1979 Consultor, do Serviço de Planificação da Sexta Região do Governo do Chile, analisando o potencial de mercado das principais culturas anuais, actividade dos animais domésticos, culturas de fruta de exportação em farmas de vários tipos e tamanho, e de posse. No âmbito do seu elevado potencial foram analisados a embalagem e a exportação-comercialização da fruta.

Março a Julho de 1978 Director duma Pesquisa a nível da farma, do Serviço de Planificação da Sexta Região do Governo do Chile e do Instituto de Recursos Naturais, onde foi responsável pelo desenho do questionário, treinamento, revisão dos procedimentos de amostragem e gestão do trabalho de campo do inquérito de 450 pequenas e grandes culturas de produção, comercialização da produção das farmas para os mercados domésticos e para a exportação, incluindo a fruta, feijões e outros legumes.

Janeiro de 1973 a Setembro de 1975 Assistente de Pesquisa, no Centro da Posse de Terra, na Universidade de Wisconsin-Madison, onde foi a responsável pelo relatório de Bolívia e pela preparação de dois estudos de caso baseados na produção ao nível da farma e nos dados do inquérito da comercialização, para o estudo comparativo do Banco de Mundial da reforma agrária em cinco países da América Latina.


Registo de Experiências Voluntárias:

15-18 de Outubro de 1997, Analista Financeiro , para a CAUSA (ONG Canadiana), em Korhogo, Costa de Marfim, analisando os custos dos gastos de fabricação e mercados para um grupo de mulheres que produzem e comercializam sabão produzido das sementes do nime, e estimando custos e benefícios do uso de redes mosquiteiras do projecto para a redução da malária.

1971-1975 e 1983 Membro do Conselho, Secretário e Tesoureiro da cooperativa de consumo das alturas da águia, em Madison, WI, mantendo os minutos de reuniões do conselho e controlando contas e as finanças da cooperativa.

Fevereiro de 1967 a Agosto de 1971, Gestor do Projecto e Voluntário do Corpo de Paz em Rancagua em Chile, controlando um programa rural de electrificação fornecendo as necessidades dos beneficiários agrários da reforma residêncial, electricidade da farma e processamento do poder eléctrico da planta na farma.


Membrou:

Terra Institute, Mount Horeb, WI, Estados Unidos (Corporacão fazendo estudos dos direitos da terra e a propriedade).


Conferências Recentes:

Participante emo treinamento no sistema de produção do arroz e dos peixes ofrecido por o Ministerio da Agricultura e da Pesca (Mali), USAID/Mali e a Universidade de Shanghai, 1 fevereiro 2010.
Orador dum novo produto de empréstimos para a ampliação de casas e o crédito para a vivenda e relações públicas para o encontro “Primeira Semana de Microfinança”, em Bamako-Mali, de 13 a 16 Novembro de 2001.
Workshop em aspectos legais e sociológicos das garantias, seguranças e dos procedimentos para a recuperação de empréstimo, baseados na lei de OHADA, em Bamako-Mali, de 14 a 16 de Maio de 2001.
Reunião do Conselho de Negócios EUA-Cuba, em Miami, em 9 de Março de 1999.
Cimeira Global de Microcrédito, em Washington, D.C. de 2 a 4 de Fevereiro de 1997.


Relatórios Selecionados:

Lições Aprendidas do Projeto de Segurança Alimentar, Bati, a Etiópia (2005-2009), preparado para CHF e CIDA, Abril de 2009

Cooperativas Agrícolas na Etiópia (ACE) Programa: Avaliação Final, Setembro de 2005. [ Link ]

Plano Estratégico de Associação de Produtores de Vaca de Uganda, a Campala, Agosto de 2005

Relatório sobre a Avaliação Final do Projeto de ADRA d’Augmentation des Recursos Alimentaires de Siguiri (PADRAS) Programa (FFP-A-00-00-00085-00), ADRA, Março de 2005. [Conexão] [ Link ]

Risco de Crédito Agrícola nas Zonas do Office do Níger e CMDT, Malifinance, o Bamaco, o Malí, 3 de Setembro de 2004.

Relatório sobre Crédito para Construccão dos Alojamentos preparado para União dos Bancos Populares da Ruanda, WOCCU, Junho de 2003.

O Preço Econômico Líquido do Conflito na Sub-região Acholiland da Uganda, encomendada por Organizações de Sociedade Civis de Paz na Uganda do Norte (CSOPNU), a Campala, Setembro de 2002. [ Link ]

Oportunidades de Mercado Agrícolas Potenciais e Desenvolvimento da Empresa nas Regiões do Teso e Lango, a Uganda, Junho de 2002 [ Link ]

Informação e estratégia das comunicações para APIM/Mali (Organização cúpula de instituições de microfinanças), em Bamako no Mali, em Janeiro de 2002 (escritos em francês). [ Link ]

As melhores práticas na promoção da organização de camponeses e seu apoio, em Maputo em Dezembro de 1999 para USAID.

Proposta para a conversão dos contratos de arrendamento (leasing) para títulos de propriedade em Guyana, escrito na cidade de Georgetown, em Julho de 1998 para o Banco de Desenvolvimento Inter-Americano

Proposta duma componente de crédito e de poupança para a gestão do projecto de recursos naturais para USAID, em Dacar, Senegal, em Maio de 1998 (em francês e inglês).

Actividades de geração de rendimentos nas comunidades de pesca em redor do Lago Malombe e no sul do Lago Niassa, em Mangochi, Malawi, em Outubro de 1995 para a FAO (em inglês)

Relatório de investimentos potenciais e constrangimentos dos investimentos em piscicultura, captura de peixe, seu processamento e nas indústrias de sua comercialização em México, na Cidade de México, em Novembro de 1994 para FAO (em espanhol).

Crédito como uma ferramenta da Comunidade baseada na gestão da pesca, em referência ao Sudeste Asiático, numa consultoria da FAO/Japão como especialista de desenvolvimento de sistemas litorais da Comunidade-baseados nos sistemas de gestão pesqueira para a Ásia e Pacífico, em Kobe, Japão, de 8 a 12 de Junho de 1992 (em inglês). [ Link ]

Manual para a gestão de fundos de empréstimo revolvendo e programas de crédito para a pesca comunitária, pela FAO em Roma, em Março de 1989 (em inglês traduzido para francês e espanhol em 1992) [ Link ]

Mudanças no Uso do Trabalho nas Grandes Farmas do Vale Central do Chile: 6ª Região, 1965 - 1970 -1976, Dissertação Doctoral (Economia Agrícola), pela Universidade de Wisconsin-Madison, em Janeiro de 1984.

Empleo de Mano de Obra en las Haciendas del Valle Central de Chile: VI Region, 1965-1970-1976, PREALC-ILO, PREALC-ILO, Santiago, Chile, 1981 (Spanish).

Estudo de caso de Toralapa ex-Hacienda no Vale Baixo de Cochabamba, em 1967 e 1973, Papel de Pesquisa no 65 no Centro de Posse de Terra, em Junho de 1975.

Estudo de caso de Caramarca ex-Hacienda no Vale Baixo de Cochabamba, em 1967 e 1973, Papel de Pesquisa no 66 no Centro de Posse de Terra, em Junho de 1975.

 

 

Up