Formação & Qualificações Experiência Profissional Outra
Experiência
Curriculum
Vitae
Contato e Fotos Home Page
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL – Direitos de Propriedade, Posse da Terra e Análise Institucional

 

Jeff Dorsey fez seu trabalho de pós-graduação na Universidade de Wisconsin-Madison onde o estudo de economia institucional e de posse da terra é um legado. Estudando a Economia Agrícola, ele trabalhou no Centro de Posse da Terra (cuja orientação e apoio financeiro ele reconhece com gratidão) como um assistente de pesquisa durante a maior parte de sua estadia na UW-Madison. Seu treinamento em Wisconsin, reforçado pelo seu trabalho no Chile, na Bolívia e outros lugares na América Latina, proporcionou a Jeff um bom conhecimento em economia institucional, posse da terra e questões afins. Ele trouxe este treinamento e experiência à tona em trabalhos ao redor do mundo onde as questões institucionais e de posse afetam as habilidades das pessoas em desenvolverem seus negócios e melhorarem o bem-estar de suas famílias. Ele aplicou este conhecimento e trabalhou em um estudo de multi-país de trabalhadores sem terra combinando questões de acesso a terra e emprego. Na Guiana, ele preparou um programa para conversão de arrendamentos de terra para propriedade de domínio absoluto, apontando como tal programa poderia ser financiado em sua totalidade pelas instituições financeiras locais interessadas na terra como garantia para o financiamento hipotecário da agricultura, o qual foi severamente limitado sob o sistema prevalecente de arrendamentos de terra.

Seu trabalho em Kosovo demonstrou como a melhoria dos direitos de posse e propriedade da terra aumentaria a disponibilidade de financiamento para empreendimentos produtivos de todos os tipos. O levantamento do fundo de redistribuição da terra no Quirgistão que ele dirigiu focou nos custos e problemas associados com o arrendamento da terra, as dificuldades enfrentadas em proporcionar aos farmeiros formas mais seguras de posse da terra e os benefícios possíveis com a posse de domínio absoluto ou arrendamentos de longo prazo, bem como preparando o trabalho de base para legislação e a implementação de regulamentos para melhorar os direitos tanto de arrendamento quanto de propriedade.

Várias das atribuições de Jeff focaram as restrições institucionais e políticas ao desenvolvimento, particularmente, o marketing agrícola e o comércio de exportação de uma variedade de produtos.

14 setembro a 2009 a 13 setembro 2010
analisando as direitas de propriedade e os titulos da terra para beneficiários dum projeto da irrigação et o diseño do sistema de pagamento para obter títulos da terra e melhora o acesso ao crédito.

2 junho - 24 de junho 2007
Especialista em Empreendimento, Huambo, Angola, analise de oportunidades potenciais que surgem em áreas peri-urbanas e rurais devido a melhoria em direitos de propriedade.

16 abril a 19 maio e 12 agosto a 2 de setembro, 2006
Economista/Administrador de Pesquisa de Posse de Terra no Kirgizstan, para o responsável de design do USAID, supervisão e análise de uma pesquisa de 550 fazendeiros e funcionários do governo locais relativo a condições de arrendamentos agrícolas, produção, terra e conservação de água e decisões de investimento em terra arrendada e recomendações em melhorias de arrendamento e por último a transferência de terra arrendada a fazendeiros.

1 a 23 de Fevereiro de 2004
, Posse Rural da Terra/ Especialista Agrícola em Kosovo numa equipe de ARD que realiza um estudo para USAID de direitos da terra e de propriedade, e seu impacto no desenvolvimento econômico e finanças para empresas incluíndo para as culturas agrícolas (batatas, vegetais, etc.), a leiteria, e piscicultura da truta e em melhorar direitos de propriedade, aumentar o uso de propriedades imobiliárias como garantia para obter crédito nos bancos.

29 de Janeiro a 12 de Março de 2000,
Especialista Sénior de Gestão Instituicional, no Egipto, avaliando o impacto da pesquisa, projecto e execução; unidades de monitoração, verificação e avaliação sobre o sucesso da reforma do programa da política agrícola. O foco principal deste programa está em melhorar o ambiente regulador e em permitir normas que regem aos agribusinesses e exportadores de produtos egípcios das farmas, incluíndo a piscicultura.

13 de Maio a 4 de Julho de 1998
Analista de Posse de Terra, em Guyana onde preparou um programa e um mecanismo de financiamento para a conversão da terra alugada à propriedade da propriedade, estabelecendo critérios e prioridades para que as áreas e os farmeiros sejam abrangidos nos anos iniciais da implementação do programa. Também foi avaliado o impacto na mudança sobre a posse de terra para o desenvolvimento da farma processadora e de negócios rurais não agrícolas.

11 de Maio a 11 de Setembro de 1994
Economista Pesqueiro, em México para a FAO analisando a viabilidade e o investimento na captura de peixe, em processar e em comercializar o peixe mexicano do mar e produzida pela (incluíndo a necessidade de dar títulos da propriedade para a terra e crédito para projectos de piscicultura). Os factores macroeconómicos que afectam o investimento pesqueiro (incluíndo a sobrevalorização da moeda nacional) foram destacados três meses antes da desvalorização do peso. Foi realizada também uma análise econômica e financeira de vários tipos de pesca e de actividades de piscicultura.

10 de Agosto a 29 de Setembro de 1990
Economista Agrícola financiado pela USAID, em Chapare, Bolívia, avaliando alternativas de produção de uma cultura e de animais domésticos para a produção da coca apoida por concessao de dinheiro para a erradicaçao, títulos de terra, crédito e infraestruturas básicas. Foram analisadas várias empresas de processamento e comercializaçao de produtos.

21 de Outubro a 23 de Dezembro de 1988
Economista agrícola, em Honduras, financiado pela USAID para um estudo da política onde analisou a taxa de troca, posse de terra, comercialização, os desincentivos da exportação e constrangimentos financeiros no investimento do sector da produção e processamento das culturas domésticas e de exportação.

Março a Outubro de 1984
Analista da Posse de Terra, da FAO em Roma onde foi responsável pelo projecto do estudo de de trabalhadores sem terra de vários países, promovendo a renda do salário, acesso melhor à terra e mais negócios não agrícolas.

Fevereiro a Março de 1983
Consultor para o Centro da Posse de Terra, financiado pela USAID, onde fazia a avaliação da produção, capacidade da comercialização e reembolso de pequenos farmeiros no Chaco boliviano em empréstimos para serviços mecanizados de sacha, construção de tanques para armazenar água para animais e para as culturas anuais. Foram também revistas as indústrias processadoras.

Julho a Agosto de 1982
Assistente de Pesquisa, no Centro da Posse de Terra da Universidade de Wisconsin, fazendo a análise da função de produção de uma série de dados obtidos dum inquérito as pequenas farmas e da reforma das cooperativas agrárias em El Salvador.

Janeiro de 1973 a Setembro de 1975
Assistente de Pesquisa, no Centro da Posse de Terra, na Universidade de Wisconsin-Madison, onde foi a responsável pelo relatório de Bolívia e pela preparação de dois estudos de caso baseados na produção ao nível da farma e nos dados do inquérito da comercialização, para o estudo comparativo do Banco de Mundial da reforma agrária em cinco países da América Latina.

Fevereiro de 1967 a Agosto de 1971
Gestor do Projecto e Voluntário do Corpo de Paz em Rancagua em Chile, controlando um programa rural de electrificação fornecendo as necessidades dos beneficiários agrários da reforma residêncial, electricidade da farma e processamento do poder eléctrico da planta na farma.




 
Up