Formação & Qualificações Experiência Profissional Outra
Experiência
Curriculum
Vitae
Contato e Fotos Home Page
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL – Concepção e Avaliação de Projeto, Análise de Política e Preparação de Proposta

 

Ao longo do último quarto de século, Jeff Dorsey foi chamado para fornecer respostas afetando projetos em andamento no intuito de avaliar e aprimorar seu desempenho e desenhar para os novos projetos os seus diversos componentes para atenderem às metas de projeto. Ele redigiu análises macroeconômicas e de países para os projetos de desenvolvimento de IFAD. Ele foi responsável por análises de política de marketing de exportação agrícola em países tais como Belize e Honduras, análises de liberação de políticas de marketing agrícolas em Moçambique, do potencial de mercado para culturas de raízes e tubérculos em Serra Leoa e Guiné e para castanhas de caju em Moçambique, nas Filipinas e em Uganda, de agroindústria e indústrias de processamento, e questões de emprego e alívio de pobreza em diversos países. Ele desenhou um programa para estabelecer uma capacidade de análise financeira para água potável e projetos de investimento de águas servidas no vale do Rio Nilo do Egito. Ele concebeu um programa de monitoramento e irrigação baseado em levantamento em nível de farma para um projeto de irrigação no Marrocos. Em Malawi, ele concebeu programas de microfinanciamento para o Save the Children (EUA) [Salvem as Crianças] para auxiliar as mulheres enviuvadas pela AIDS a estabelecerem suas próprias microempresas, bem como também um programa de crédito de pescaria e aquacultura para a GTZ. Ele liderou uma grande equipe de consultores no desenho de um corredor de crescimento regional para o Governo Etíope e o Banco Mundial.

Jeff liderou e trabalhou com equipes em avaliações de muitos diferentes tipos de projetos financiados por doadores. Ele também esteve envolvido em uma avaliação da qualidade de dados dos indicadores utilizados no monitoramento, gestão e avaliação de projetos da USAID. Estas incluem as avaliações de projetos financiados pela USAID em projetos de cooperativas agrícolas na Etiópia e projetos agrícolas e de gestão de recursos naturais na Guiné, Madagascar, Malawi, Moçambique, Senegal e Peru. Ele também desenvolveu estratégias de intervenção para associações de farmeiros para a SIDA, para microfinanciamento para a CIDA e atividades geradoras de renda para o DfID no norte da Uganda. Ele também preparou avaliações e estratégias do setor agrícola, de cultura e de pesca, tanto na África quanto na Ásia.

24 de agosto a 14 de setembro de 2009,
Perito de Economia e Desenvolvimento de Mercado em Kinshasa, na República Democrática do Congo (RDC) para desenhar o programa da SIDA focado no desenvolvimento do mercado em prol dos pobres e mulheres, recomendando parcerias institucionais e áreas geográficas que se encontram sem conflitos.

24 de agosto a 14 de setembro de 2009
Perito de Economia e Desenvolvimento de Mercadoem Kinshasa, na República Democrática do Congo (RDC) para desenhar o programa da SIDA focado no desenvolvimento do mercado em prol dos pobres e mulheres, recomendando parcerias institucionais e áreas geográficas que se encontram sem conflitos.

7 de janeiro a 15 de Outubro de 2008
Líder de Equipe na Etiópia para um estudo financiado pelo Banco Mundial intitulado “As Doações, Potencialidades e Limitações do Corredor de Crescimento de Tana Beles” feito para o Ministério de Recursos Hídricos, analisando o crescimento baseado no desenvolvimento de irrigação, mercadologia regional, finanças, parcerias público-privadas e agronegócios.

Novembro de 2007
Perito de agronegócios desenhando uma metodologia para a avaliação de projetos da USAID na Sérvia.

14 de agosto - 9 de outubro, 2007
Escritor de Proposta para projetos, Uganda, levando a cabo o trabalho de campo no norte de Uganda, encontrando com autoridades locais, sócios de desenvolvimento e recrutando pessoal e subcontratantes locais, organizando sociedades públicas e privadas e preparando a proposta técnica para o projeto de fonte para USAID.

5-21 maio, 2007
Líder de Equipe, Conakry, Guiné Guiné para a agricultura e componente de administração de recurso natural para uma melhor administração durante a fase inicial, preparando protocolos para futura colaboração com o Ministério de Agricultura e contatando agências da ONU que se interessam as atividades pertinentes.

18 fevereiro a 31 março, 2007
Líder de Equipe, Madagáscar avaliação de Projeto de Segurança Alimentar fundada em Moramanga como Título II financiado por USAID. A avaliação cobriu contribuições para melhorar a produção agrícola & comercialização, saúde, plano familiar & nutrição, estrada & infra-estrutura de irrigação, administração de recurso natural e posse de terra, propondo mudanças principais nas operações da ADRA national e supervisão da ADRA Internacional (HQ).

26 de novembro, 2006 a 19 de janeiro de 2007
Economista Agrícola, Senegal, avaliação de um projeto de administração de recurso natural fundado por USAID, responsável por analisar o pilar econômico de uma estratégia tripartida da natureza, riqueza e poder. A análise focalizou em como as intervenções do projeto na renda salarial crescente proveniente de floresta e produtos agrícolas non-tradicionais e rendas para o governo local tem tido sucesso elevando o interesse da comunidade em administração melhorada de florestas da comunidade e outros recursos.

2 junho - 24 de junho 2007
Especialista em Empreendimento, Huambo, Angola, analise de oportunidades potenciais que surgem em áreas peri-urbanas e rurais devido a melhoria em direitos de propriedade.

27 October to 18 November 2005
Proposal writer at ARD Inc. for USAID/Ethiopia’s Agribusiness and Trade Expansion Activity writing sections on strategy and major crops.

18 junho a 15 julho 2005
Lider de Equipe/Especialista no Planeamento Estrategico para a SIDA em desenvolver um plan estratégico para guiar à Asociação dos Produtores da Carne de Uganda em melhorar serviços aos membros, gerando o rendimento adicional para aumentar seu sustenabilidade, expandendo membresía da asociação para cobrir um spectrum mais amplio de produtores de gado, os procesadores e fornecedores, e fazendo a asociação mais representativa dos interesses das partes interesadas nos subsectores da carne e gado.

17 fevereiro a 15 abril 2005
Especialista em crédito agricultural e marketing para uma avaliação duma programa de USAID de cooperativas agricolas en Etiópia (ACE) manejado por a ACDI/VOCA, responsável para analisar o impacto do programa na cantidad de cooperatives e no seu volume de negócio, na formação de cooperativas de crédito e poupanza, atividades de entrenamento, e nas rendas do productor, nos meios de subsistência e na segurança alimentar.

25 de Novembro de 2004 à 10 de Janeiro de 2005
Líder da Equipe e Economista Agrário Agrário na ADRA na Guiné onde foi responsável pela avaliação final do projecto PADRAS financiado pela USAID. O projecto visava o melhoramento da segurança alimentar através de novas tecnologias de cultivo, gestão dos recursos naturais e das actividades geradoras de rendimento. As recomendações do trabalho visando uma estratégia sustentável de saída para a componente de microfinanças foram, a necessidade de usar produtos químicos na farma e no armazém (incluíndo insecticidas), e o melhoramento na venda do óleo vegetal do II título da lei PL-480.

18 March to 2 May 2004
Income-Generating Activity Specialist for the Government of Mozambique’s Ministry of Women and Coordination of Social Action, training social action staff in program design and implementation, evaluating its on-going support to income-generating activities for welfare recipients, and proposing changes in selected activities to reduce risks and to improve success rate of welfare recipients in setting up their own micro enterprises.

18 de Outubro de 2003 a 26 de Janeiro de 2004
Economista Agrário numa equipe da companhia ARD que preparou uma avaliação do sector agrário para USAID/Guiné, focalizando a contribuição do sector na redução da pobreza. Responsável para preparar a análise dos subsectores agrários chaves no departamento e identificar seus constrangimentos, oportunidades e potenciais intervenções para os próximos cinco anos. O trabalho incluíu estudos profundos de principais culturas tais como: cajú, palma de óleo, arroz, vegetais irrigados da estação seca; pesca marrinha, continental e piscicultura, comercialização de fertilizantes e de outros produtos químicos da farma, e de contribuir para a análise do sector financeiro e sua sustentabilidade na produção e comercialização agrícola.

11 de Fevereiro a 15 de Março de 2003
desempenhou a funçao de Analista Sénior de Comércio em Bamako, Mali onde tinha como principal funçao a preparação de uma proposta em resposta a USAID RFP para um projecto agrícola visando a promoção de comércio. Foi responsável pela análise do impacto de comércio na guerra civil na Costa de Marfim, comércio transfronteiriço, sector de arroz irrigado (produção, processamento e comercializaçao), colheita de hortícolas, garantia de qualidade e sistemas de controle (laboratórios, HAACP, etc.), infra-estruturas, MIS e programas de informação e de comunicação, e crédito ao comércio e comercialização.

31 de Outubro a 18 de Dezembro de 2002
,foi Analista Sénior Agrícola e de Segurança Alimentar, num programa de equipe da USAID/Malawi onde faziam a avaliação para aumentar rendimentos rurais, avaliando assim o impacto 1) da consolidação da organização dos pequenos produtores nacionais (NASFAM) como principal companhia negociadora para exportar e processar produtos agrícolas dos pequenos produtores, 2) de um programa de desenvolvimento da indústria de leiteria com terra O’Lakes, 3) da expansão de uniões de crédito rurais, e 4) o projecto HYV-semente-e-fertilizante-para-trabalho que visava melhorar a segurança alimentar para as famílias de baixos rendimentos atravês do melhoramento de vías de acesso as suas comunidades.

1 September to 26 October 2002
Agricultural Marketing Policy Analyst funded by IFAD for the Agricultural Policy Support Project (PAMA) in Mozambique, reviewing the literature and current studies related to agricultural marketing for small farm, analyzing policies and legislation, and identifying the institutions and stakeholders having legitimate interests in agricultural policy decisions. The report analyzes the existing policy formulation process and proposes a framework in which PAMA can operate to improve transparency, ensure small farmers input into the decision-making process and accelerate changes in marketing policies and procedures favouring small farmers and their associations.

1 de Setembro a 26 de Outubro de 2002
Analista de Políticas Agrícolas e de Comercializaçao , financiado pela IFAD para o Projecto de Apoio aos Mercados Agrícolas (PAMA) em Moçambique, revendo a literatura de estudos já feitos e estudos correntes relacionados com a comercializaçao agrícola dos pequenos produtores. Análise de políticas, legislação, e identificaçao de instituições e dos stakeholders interessados em decisões de políticas agrícolas. O relatório analisou o processo existente da formulaçao de políticas e propôs uma estrutura em que o PAMA pode operar para melhorar a transparência, assegurar a entrada dos pequenos produtores no processo de tomada de decisão e acelerar mudanças nas políticas e nos procedimentos de comercializaçao com vista a favorecer aos pequenos produtores e suas associações.

13 de Abril a 13 de Junho de 2002
Especialista em Desenvolvimento Rural da Empresa e Comercialização, no projecto financiado pela DFID para Teso e Lango que cultiva sistemas (distritos de Soroti e de Lira no Norte de Uganda). Analisou os constrangimentos de desenvolvimento de comercialização e da empresa e identificou as oportunidades para actividades novas e existentes de culturas e dos animais domésticos e negócios do sector de serviços, visando integrar mercados orientados no programa de pesquisa da Organização de Pesquisa Agricultural Nacional (NARO) e nas actividades de extensão de Serviço Consultivo Agrícola Nacional (NAADS) em sua formação de apoio e desenvolvimento de organizações de produtores, e de criar fundos especializados competitivos na concessão de estudos de desenvolvimento de comercialização e da empresa para incentivar a expansão de negócios e para examinar a vantagem das oportunidades que surgem nas regiões.

29 de Abril a 29 de Maio de 2000
Especialista das Organizações Rurais em Mali, Etiópia, Uganda e Malawi, analisando o apoio técnico e financeiro das organizações de produtores em África com vista a melhorar a comercialização, acesso aos insumos e a provisão de serviços. O principal foco do estudo era o processo de construção da confiança e relacionamentos a longo prazo entre organizações de produtores, processadores, comerciantes e agro-exportadores comprando seus produtos. O relatório fez recomendações das estratégias para melhorar o apoio da USAID as associações de produtores rurais em toda África.

29 de Janeiro a 12 de Março de 2000,
Especialista Sénior de Gestão Instituicional, no Egipto, avaliando o impacto da pesquisa, projecto e execução; unidades de monitoração, verificação e avaliação sobre o sucesso da reforma do programa da política agrícola. O foco principal deste programa está em melhorar o ambiente regulador e em permitir normas que regem aos agribusinesses e exportadores de produtos egípcios das farmas, incluíndo a piscicultura.

2 de Outubro a 12 de Novembro de 1999
Especialista da Organização de Agricultores em Moçambique, responsável pela avaliação das associações de produtores apoiados pelas ONG’s da USAID/Moçambique e dos Estados Unidos para determinar as melhores práticas para conseguir resultados na comercialização coletiva de produtos agrícolas. Foi analisado o apoio fornecido pelas ONG’s dos Estados Unidos, Reino Unido (CLUSA, CARE, Visão Mundial, ACDI/VOCA, Fundação contra a Fome, etc.) às organizações de produtores, TechnoServe, projecto de apoio a indústria de cajú (em Nampula) aos processadores e aos agribusinesses. Foram identificadas as melhores práticas e foram feitas recomendações para ligar organizações de produtores com os agribusinesses engrenados na comercialização, processamento e exportação.

31 de Julho a 17 de Setembro de 1999
Economista Laboral, Estudo da Indústria Processadora de Cajú em Moçambique financiado pelo Banco Mundial, onde foi responsável pela análise das perdas dos trabalhos nas velhas fábricas capital-intensivas e determinar a compensação apropriada para os trabalhadores. Foram estimados os ganhos potenciais do emprego nas pequenas plantas novas que usam tecnologias de mão de obra-intensiva (indiana) apropriadas em processar o cajú. As propostas concerniam nos constragimentos da comercialização em plantas novas, pequena escala e para exportação da castanha bruta.

13 de Maio a 4 de Julho de 1998
Analista de Posse de Terra, em Guyana onde preparou um programa e um mecanismo de financiamento para a conversão da terra alugada à propriedade da propriedade, estabelecendo critérios e prioridades para que as áreas e os farmeiros sejam abrangidos nos anos iniciais da implementação do programa. Também foi avaliado o impacto na mudança sobre a posse de terra para o desenvolvimento da farma processadora e de negócios rurais não agrícolas.

6 de Abril a 10 de Outubro de 1997
Especialista em Microfinanças e Analista de Operações onde o Fundo Africano de Desenvolvimento preparou $US 10 milhões de iniciativas de Microfinanças de África (AMINA) para propôr o apoio de microempresas urbanas e rurais. O trabalho também actualizou o manual das operações do Banco Africano de Desenvolvimento em Abidjan, Costa de Marfim.

5 de Julho a 9 de Agosto de 1996
Economista Agrário, na Serra Leoa onde analisou o mercado comercial para a mandioca, batata doce e inhame no mercado de alimentos frescos e processados (gari) para o armazenamento e exportação. As recomendações foram feitas para a necessidade de armazenar no porto e para o capital de funcionamento das actividades apoiados por uma companhia agrícola de comercialização para todos os projectos financiados pela FIDA no país.

27 de Abril a 11 de Maio de 1996
Economista Agrícola para a FAO, na Etiópia estimando custos e ajudando no projecto das experimentações para o tratamento de parasitas externas nos carneiros e nas cabras para o melhoramento da qualidade das peles e para facilitar a obtenção de produtos de qualidade para a exportação para o mercado europeu.

10 de Abril a 3 de Maio de 1995
Economista Agrícola, em Guiné onde fez a avaliação de actividades geradoras de rendimentos incentivado pela USAID financiando projectos de gestão de recursos naturais nas terras altas de Fouta-Djallon, incluíndo mercados e finanças para a produção de vegetais da estação seca e empresas não agrícolas de pequenos negócios. Foi também analisada a falta de crédito como um constrangimento ao desenvolvimento destas empresas.

9 de Janeiro a 7 de Março de 1995
Consultor de Agribusiness e de Comercialização em Moçambique onde foi responsável pela análise do impacto das importações do equipamento feito nos Estados Unidos, produção de alimentos da farma, estabelecimento de mercados de acesso livre e de produtos agrícolas. Foram entrevistados os gestores de negócios agrícolas de processamento e de comercialização, e uma avaliação dos impactos dos programas de importação de produtos foram feitas para melhorar a habilidade destas empresas de modo a competirem numa economia liberalizada moçambicana.

3 a 19 de Janeiro de 1994 e 15 de Novembro a 23 de Dezembro de 1993
Economista Agrícola, em Eritrea onde foi responsável pela análise de projectos econômicos e desenho da componente do crédito. O projecto focalizou na reabilitação da produção usando a irrigação por inundacão (spate irrigation) para permitir a auto-suficiência no grão. Foi também analisada a proposta ao reestabelecimento da produção vegetal de fora de época orientada para a exportação ao mercado italiano.

15 de Agosto a 4 de Outubro de 1993
Economista Agrícola, na Bolívia, Colômbia e Peru onde avaliou a estratégia alternativa de desenvolvimento de fornecer o apoio da comercialização e infraestruturas da comunidade para incentivar a mudança da produção da coca a outras culturas. Foram analisadas as pequenas plantas processáveis financiadas pela UNIDO.

10 de Julho a 10 de Agosto de 1993
Economista, em Bangkok na Ásia e na região Pacífica, pela FAO analisando o mercado regional de fertilizantes incluíndo a produção, comercialização, consumo e comércio.

11 de Fevereiro a 20 de Maio de 1993
Economista Agrícola, da Belize, financiado pela FAO onde analisou a política governamental de substituição de importações para produtos agrícolas crus e processados e de carne e leite. Contudo, foi feita uma recomendação para apoiar exportações de produtos não tradicionais da farma ao mercado norte-americano. Foi preparada e aprovada pela FAO uma proposta de financiamento de um estudo de exportações de produtos não tradicionais para a Belize.

4 de Abril a 10 de Agosto de 1992 e 8 de Agosto a 22 de Dezembro de 1991
Líder Economista de Equipe Agrícola, em Uganda financiado pela AfDB onde foi responsável pela projeçao de um programa de crédito Nacional para farmeiros, pescadores artesanais e outros homens de pequenos negócios e mulheres rurais.

20 de Outubro de 1990 a 19 de Fevereiro de 1991
Analista Instituicional financiado pela USAID Programa de Assistência do Sector Agrícola no Zimbabwe, avaliando um programa de importação de produtos e o impacto dos projectos rurais individuais de desenvolvimento financiados por rendimentos de moeda local corrente.

10 de Agosto a 29 de Setembro de 1990
Economista Agrícola financiado pela USAID, em Chapare, Bolívia, avaliando alternativas de produção de uma cultura e de animais domésticos para a produção da coca apoida por concessao de dinheiro para a erradicaçao, títulos de terra, crédito e infraestruturas básicas. Foram analisadas várias empresas de processamento e comercializaçao de produtos.


13 March 17 May 1990
Economic Analyst and Credit Expert, Honduras, analyzing marketing mechanisms and loan portfolios of the agricultural cooperatives packing and exporting melons and other non-traditional products to the North American market.

13 de Março a 17 de Maio de 1990
Analista Económico e Especialista de Crédito, em Honduras, analisando os mecanismos de comercializaçao e os portfólios de empréstimo das cooperativas agrícolas que embalam e exportam melons e outros produtos nao traditionais para o mercado Norte-Americano, financiados pela USAID.

10 de Agosto a 10 de Outubro de 1989
Analista Financeiro, financiado pela USAID em Cairo, Egipto, para a área do vale e delta do rio Nilo desenvolvendo uma análise de capacidade econômica e financeira para a análise de projectos de investimento na água potável e nas plantas para o tratamento de águas de escoadouro.

21 de Outubro a 23 de Dezembro de 1988 Economista agrícola, em Honduras, financiado pela USAID para um estudo da política onde analisou a taxa de troca, posse de terra, comercialização, os desincentivos da exportação e constrangimentos financeiros no investimento do sector da produção e processamento das culturas domésticas e de exportação.

Novembro de 1987 a Abril de 1988 Economista Sénior para América Latina, financiado pela FIDA em Roma onde foi responsável pela preparação de avaliações macroeconómicas e agrícolas do país para projectos propostos.

11 de Outubro a 1 de Novembro de 1987
Consultor da FAO na Suazilândia onde relata resultados de um projecto de comercialização para divulgar preços agrícolas e de animais domésticos; e foram analisadas as margens de comercialização para a indústria de processamento de milho.

Março de 1985 Economista Agrícola, financiado pela USAID em Honduras, avaliando a viabilidade financeira e instituicional da federação de produtores de café e dos membros das cooperativas.

8 de Julho a 30 de Agosto de 1983
Consultor de Crédito da USAID em Haiti, analisando o crédito do grupo que forneceu aos pequenos farmeiros e as implicações de dar crédito para investimentos de grande escala de agribusiness do sector privado.

Março a Julho de 1979
Consultor, na Organização Internacional de Trabalho, em Santiago, Chile analisando mudanças em estruturas de emprego e trabalho nas grandes fazendas num vale Central do Chile entre os anos 1966 e 1975.

 
Up