Formação & Qualificações Experiência Profissional Outra
Experiência
Curriculum
Vitae
Contato e Fotos Home Page
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL – Intervenção Pós-Conflito, Reabilitação de Desastre e Segurança de Alimentos

 

No final da década de 80, Jeff Dorsey trabalhou extensamente no auxílio de alimentos como um componente no auxílio de desenvolvimento, tal como a construção de estradas e outros projetos comunitários. Mais recentemente, ele trabalhou na política e questões de segurança de alimentos na Etiópia e no sudeste da África. Desde então, ele trabalhou em situações pós-desastre em Aceh e no Sri Lanka após o tsunami e em Honduras após o Furacão Mitch. Sua experiência pós-tsunami em diversos países mostrou como os conflitos de posse de terra impediam os esforços de desenvolvimento e como o microfinanciamento pode ser uma ferramenta poderosa para permitir que as pessoas reconstruíssem seus lares, suas vidas e seus sustentos após um desastre. Alguns anos atrás em Honduras, ele ajudou nas conseqüências do Furacão Mitch, avaliando os danos aos diversos sub-setores da agricultura e estimando a reabilitação e as melhores maneiras de canalizar os recursos necessários àqueles afetados. Ele ajudou um consórcio de ONGs lideradas pela CARE a analisarem a guerra de 20 anos com o Exército de Resistência do Senhor no norte de Uganda; o estudo esclareceu os custos econômicos e humanos do conflito, mas as duas partes ainda precisam concluir uma acordo negociado a esta guerra cruel e custosa. O trabalho na Guiné trouxe Jeff em contato com os conflitos nos países vizinhos que flagelaram a África Ocidental por anos (Serra Leoa, Libéria, e Casamança) e que também afetaram o bem-estar do povo na Guiné e em toda a região. É de esperar que o seu trabalho em Kosovo contribuiu de alguma forma pequena em promover atividades produtivas através de um melhor acesso à terra e ao financiamento e de relações mais pacíficas entre os Kosovares e as comunidades étnicas sérvias.

Outubro de 2008 a Abril de 2009
Líder de Equipe na Etiópia para um estudo das lições aprendidas de um projeto inovador, financiado pela CIDA, sobre a segurança alimentar, geração de renda e a criação de ativos na região leste de Amhara.

18 fevereiro a 31 março, 2007
Líder de Equipe, Madagáscar avaliação de Projeto de Segurança Alimentar fundada em Moramanga como Título II financiado por USAID. A avaliação cobriu contribuições para melhorar a produção agrícola & comercialização, saúde, plano familiar & nutrição, estrada & infra-estrutura de irrigação, administração de recurso natural e posse de terra, propondo mudanças principais nas operações da ADRA national e supervisão da ADRA Internacional (HQ).

De 10 de Setembro a 20 de Outubro de 2005
Desempenhou a função de Especialista em Microfinanças na Sri Lanka, onde fez a avaliação das oportunidades do microfinanças após a ocorrência do tsunami e propôr mudança de produtos, procedimentos e a exigência de relatório para inverter a situação de baixos fundos e incentivar maior interesse pela FMI pelos fundos oferecidos pela USAID para a reconstrução.

1 a 23 de Fevereiro de 2004
Posse Rural da Terra/ Especialista Agrícola em Kosovo numa equipe de ARD que realiza um estudo para USAID de direitos da terra e de propriedade, e seu impacto no desenvolvimento econômico e finanças para empresas incluíndo para as culturas agrícolas (batatas, vegetais, etc.), a leiteria, e piscicultura da truta e em melhorar direitos de propriedade, aumentar o uso de propriedades imobiliárias como garantia para obter crédito nos bancos.

18 de Outubro de 2003 a 26 de Janeiro de 2004
Economista Agrário numa equipe da companhia ARD que preparou uma avaliação do sector agrário para USAID/Guiné, focalizando a contribuição do sector na redução da pobreza. Responsável para preparar a análise dos subsectores agrários chaves no departamento e identificar seus constrangimentos, oportunidades e potenciais intervenções para os próximos cinco anos. O trabalho incluíu estudos profundos de principais culturas tais como: cajú, palma de óleo, arroz, vegetais irrigados da estação seca; pesca marrinha, continental e piscicultura, comercialização de fertilizantes e de outros produtos químicos da farma, e de contribuir para a análise do sector financeiro e sua sustentabilidade na produção e comercialização agrícola.

24 de Abril a 20 de Maio de 2003,
Especialista em Microfinança de Habitaçao, em Kigali, Rwanda, para o Conselho Mundial das Uniões de Crédito (WOCCU) onde analisava o desempenho da habitaçao e melhoria das casas de crédito pelas uniões de crédito de Ruanda e união nacional (UBPR). Foi projectado um programa para estabelecer a perícia na construção, melhorar produtos de empréstimos existentes e desenvolver um novo produto que combina economias do membro com as finanças da casa de compra. Foram também propostos novos produtos para empréstimos comerciais de construção e para avanços de salário usados para a melhoria de habitaçao..

31 de Outubro a 18 de Dezembro de 2002
foi Analista Sénior Agrícola e de Segurança Alimentar, num programa de equipe da USAID/Malawi onde faziam a avaliação para aumentar rendimentos rurais, avaliando assim o impacto 1) da consolidação da organização dos pequenos produtores nacionais (NASFAM) como principal companhia negociadora para exportar e processar produtos agrícolas dos pequenos produtores, 2) de um programa de desenvolvimento da indústria de leiteria com terra O’Lakes, 3) da expansão de uniões de crédito rurais, e 4) o projecto HYV-semente-e-fertilizante-para-trabalho que visava melhorar a segurança alimentar para as famílias de baixos rendimentos atravês do melhoramento de vías de acesso as suas comunidades.

1 de Julho a 3 de Agosto de 2002
Analista Económico financiado pela CARE Internacional num consórcio das ONG’s, onde foi responsável pela recolha de dados, modelar o custo de 16 anos do conflito civil no Norte de Uganda Acholiland às economias regionais e nacionais, e contribuir para uma solução negociada

13 de Abril a 13 de Junho de 2002
Especialista em Desenvolvimento Rural da Empresa e Comercialização, no projecto financiado pela DFID para Teso e Lango que cultiva sistemas (distritos de Soroti e de Lira no Norte de Uganda). Analisou os constrangimentos de desenvolvimento de comercialização e da empresa e identificou as oportunidades para actividades novas e existentes de culturas e dos animais domésticos e negócios do sector de serviços, visando integrar mercados orientados no programa de pesquisa da Organização de Pesquisa Agricultural Nacional (NARO) e nas actividades de extensão de Serviço Consultivo Agrícola Nacional (NAADS) em sua formação de apoio e desenvolvimento de organizações de produtores, e de criar fundos especializados competitivos na concessão de estudos de desenvolvimento de comercialização e da empresa para incentivar a expansão de negócios e para examinar a vantagem das oportunidades que surgem nas regiões.

30 de Novembro a 18 de Dezembro de 1998
Especialista em Finanças Agrícolas para USAID/Honduras. Onde foi responsável pela revisão das exigências e opções para a reconstrução agrícola do financiamento após o furacão Mitch. Os mecanismos propostos incluíam o refinanciamento e linhas de crédito especiais para bancos participantes e outras instituições financeiras.

2 de Maio a 30 de Junho de 1991
Analista de Projectos, em Roma para a FAO no escritório do Programa Mundial de Alimentaçao analisando a proposta de desenvolvimento do projecto da Programa Mundial de Alimentaçao.

24 de Abril a 4 de Agosto de 1989
Analista de Projectos em Roma, ligado ao escritório da FAO, fornecendo o apoio técnico no desenho e avaliação dos projectos de desenvolvimento do Programa Mundial de Alimentaçao.

16 de Março a 4 de Abril de 1989
Economista Agrícola, pela FAO em São Tomé e Príncipe, avaliando o impacto da ajuda do Programa Mundial de Alimentaçao na reabilitaçao da produção de cacau e processamento, incentivar a produção de alimento por trabalhador da plantação e apoiando a privatizaçao das empresas agrícolas do Estado.

9 de Julho a 9 de Agosto de 1988
Economista Agrícola, da FAO em Honduras, onde fez a avaliação do impacto da ajuda alimentar do Programa Mundial de Alimentação na produção de grãos básicos e na adopção de técnicas de conservação do solo.

 
Up