Formação & Qualificações Experiência Profissional Outra
Experiência
Curriculum
Vitae
Contato e Fotos Home Page
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL – Pesca e Aquacultura

 

A experiência de Jeff Dorsey com a pesca remonta a 1985 quando um levantamento de crédito agrícola na Malásia foi expandida para incluir pescadores bem como os fazendeiros.

Por 20 anos, Jeff ouviu os pescadores e os comerciantes de peixe nos portos ao redor do mundo, as mulheres secando peixe nas praias nas vilas de pescadores, os proprietários das fábricas de processamento de peixe e farinha de peixe, os farmeiros de peixe cultivando tilápia no quintal em três continentes, e os grandes farmeiros cultivando camarão em Honduras e Equador. Ele aprendeu a entender seus problemas e a encontrar soluções adaptadas às condições locais singulares. Ele encontra formas de empregar a energia e o entusiasmo dos farmeiros, comerciantes e processadores, e combina-os com os recursos financeiros deles e aqueles obtidos de doadores e de instituições financeiras comerciais. Ele os ajuda a desenvolver recursos inexplorados, a reduzir a pressão sobre os recursos explorados em demasia, a melhorar a eficiência na captura, produção e processamento, e a escoar os produtos de pesca e aquacultura para o mercado de maneira que aumenta o lucro para as empresas ou os grupos de empreendedores visados..

Seu manual sobre crédito para pesca escrito para a FAO no final da década de 80 e traduzido para o francês e o espanhol, ainda está ajudando aos gerentes de projeto a projetar e operar melhores programas de crédito para os pescadores. Mais recentemente, Jeff ajudou a projetar uma série de programas de crédito para a aquacultura, a pesca e o processamento de peixe na América Latina, África e Ásia. Além de trabalhar com projetos financiados por doadores, Jeff trabalhou com clientes privados em avaliações de risco e financiamento externo para os projetos de aquacultura.

14 setembro a 2009 a 13 setembro 2010
a análise dos custos e a renda obtido da produção comum do arroz e de peixes (tilapia e peixe-gato). Confirmou-se que a adição dos peixes aumento a renda do sistema em 100% sem afetar a produção do arroz.

14 de setembro de 2009,
Especialista em Serviços Financeiros no Mali; criação de um sistema para garantir o acesso a financiamento para os agricultores, suas mulheres e as suas organizações de produtores, promovendo a cadeia de valor e garantias para financiamentos para entrepostos, e tambem promovendo um sistema de pagamento de terreno. Com os título de terra os beneficiários podem obter um projeto de irrigação e um melhor acesso ao financiamento a médio prazo.

7 de janeiro a 15 de Outubro de 2008
Líder de Equipe na Etiópia para um estudo financiado pelo Banco Mundial intitulado “As Doações, Potencialidades e Limitações do Corredor de Crescimento de Tana Beles” feito para o Ministério de Recursos Hídricos, analisando o crescimento baseado no desenvolvimento de irrigação, mercadologia regional, finanças, parcerias público-privadas, agronegócios e piscicultura.

De 11 de Janeiro a 22 de Março de 2006
desempenhou a função de Economista para Assuntos Pesqueiros, na Indonésia onde avaliou políticas, estratégias e subsídios no fuzileiro naval e no sector pesqueiro, definindo os investimentos com vista a promover o crescimento e alcançar o potencial de exportação.

1 a 23 de Fevereiro de 2004
Posse Rural da Terra/ Especialista Agrícola em Kosovo numa equipe de ARD que realiza um estudo para USAID de direitos da terra e de propriedade, e seu impacto no desenvolvimento econômico e finanças para empresas incluíndo para as culturas agrícolas (batatas, vegetais, etc.), a leiteria, e piscicultura da truta e em melhorar direitos de propriedade, aumentar o uso de propriedades imobiliárias como garantia para obter crédito nos bancos.

18 October 2003 to January 26 2004
Economista Agrário numa equipe da companhia ARD que preparou uma avaliação do sector agrário para USAID/Guiné, focalizando a contribuição do sector na redução da pobreza. Responsável para preparar a análise dos subsectores agrários chaves no departamento e identificar seus constrangimentos, oportunidades e potenciais intervenções para os próximos cinco anos. O trabalho incluíu estudos profundos de principais culturas tais como: cajú, palma de óleo, arroz, vegetais irrigados da estação seca; pesca marrinha, continental e piscicultura, comercialização de fertilizantes e de outros produtos químicos da farma, e de contribuir para a análise do sector financeiro e sua sustentabilidade na produção e comercialização agrícola.

13 de Abril a 13 de Junho de 2002
Especialista em Desenvolvimento Rural da Empresa e Comercialização, no projecto financiado pela DFID para Teso e Lango que cultiva sistemas (distritos de Soroti e de Lira no Norte de Uganda). Analisou os constrangimentos de desenvolvimento de comercialização e da empresa e identificou as oportunidades para actividades novas e existentes de culturas e dos animais domésticos e negócios do sector de serviços, visando integrar mercados orientados no programa de pesquisa da Organização de Pesquisa Agricultural Nacional (NARO) e nas actividades de extensão de Serviço Consultivo Agrícola Nacional (NAADS) em sua formação de apoio e desenvolvimento de organizações de produtores, e de criar fundos especializados competitivos na concessão de estudos de desenvolvimento de comercialização e da empresa para incentivar a expansão de negócios e para examinar a vantagem das oportunidades que surgem nas regiões.

29 de Janeiro a 12 de Março de 2000
Especialista Sénior de Gestão Instituicional, no Egipto, avaliando o impacto da pesquisa, projecto e execução; unidades de monitoração, verificação e avaliação sobre o sucesso da reforma do programa da política agrícola. O foco principal deste programa está em melhorar o ambiente regulador e em permitir normas que regem aos agribusinesses e exportadores de produtos egípcios das farmas, incluíndo a piscicultura.

8 de Julho a 9 de Agosto e de 20 de Setembro a 17 de Outubro de 1998
Especialista em Crédito de Pesca, para a FAO e Escritório Nacional de Pêche do Marrocos apoiando a expansão do sistema mútuo de garantia de empréstimo aos restantes portos abrangidos e à sociedade crescente e a aumentar rendimentos do sistema.

3 de Novembro a 2 de Dezembro de 1996
Responsável pelo Crédito na Pesca Artesanal e Analista Financeiro em que analisou os sistemas informais de crédito e de comercialização para os pescadores, mulheres processadoras de peixe e projectou comerciantes de peixe para pesca artesanal de JICA no Norte da Costa de Senegal. O crédito para a comercialização e processamento foi enfatizado neste trabalho.

25 de Agosto a 24 de Setembro de 1995
Consultor de Crédito para a GTZ-Malawi onde projectou um programa do crédito para a introdução de tecnologias para a conservação de recursos de pesca no lago Niassa e para financiar um sistema de produção de piscicultura da variedade de peixe tilapia tanto para a produção como para a comercialização de vegetais da estação seca.

16 de Maio a 20 Setembro de 1995
Especialista de Actividades Geradoras de Rendimentos, para a FAO onde fez a avaliação de mercados agrícolas alternativos e de empresas não agrícolas de pequenos negócios em comunidades de pesca em torno do lago Niassa e do lago Malombe e foi projectado um programa de crédito para apoiar a sua expansão. Foi também analisado a rentabilidade da secagem do peixe ao sol e salgar para a venda no Malawi e para o comércio fronteiriço de peixe processado próximo a Moçambique.

Abril de 1995
Analista de Pesquisa para um cliente privado onde realizou um estudo de fontes secundárias da pesca comercial no mar Egeu para ajudar a assegurar o roteamento seguro dos cabos submarinos e minimizar os danos causados pelos barcos de arrasto.

25 de Setembro a 7 de Dezembro de 1994
Especialista Rural de Crédito, em Birmânia para FAO desenhando um sistema de crédito para quatro projectos agro florestais e agrícolas executados pela FAO para apoiar no cultivo, pesca, comercialização agrícola, negócios rurais não agrícolas, incluíndo pequenos processadores e empresas de comércio das mulheres.

11 de Maio a 11 de Setembro de 1994
Economista Pesqueiro, em México para a FAO analisando a viabilidade e o investimento na captura de peixe, em processar e em comercializar o peixe mexicano do mar e produzida pela (incluíndo a necessidade de dar títulos da propriedade para a terra e crédito para projectos de piscicultura). Os factores macroeconómicos que afectam o investimento pesqueiro (incluíndo a sobrevalorização da moeda nacional) foram destacados três meses antes da desvalorização do peso. Foi realizada também uma análise econômica e financeira de vários tipos de pesca e de actividades de piscicultura.

17 de Novembro a 15 de Dezembro de 1992 e de 1 a 10 de Janeiro de 1993
Especialista de Crédito Pesqueiro, em Equador projectando uma componente do crédito para um projecto de pesca artesanal da GTZ, incluíndo o apoio para processamento do peixe.

18 de Agosto a 5 de Novembro de 1992
Especialista de Crédito de Pesca, para a FAO, em Paquistão analisando o potencial de mercado e finanças para a captura de peixe, seu processamento e indústrias da farinha de peixe, com enfoque principal nos mercados exportadores.

4 de Abril a 10 de Agosto de 1992 e 8 de Agosto a 22 de Dezembro de 1991
Líder Economista de Equipe Agrícola, em Uganda financiado pela AfDB onde foi responsável pela projeçao de um programa de crédito Nacional para farmeiros, pescadores artesanais e outros homens de pequenos negócios e mulheres rurais.

20 de Outubro de 1990 a 19 de Fevereiro de 1991
Analista Instituicional financiado pela USAID Programa de Assistência do Sector Agrícola no Zimbabwe, avaliando um programa de importação de produtos e o impacto dos projectos rurais individuais de desenvolvimento financiados por rendimentos de moeda local corrente.

16 de Agosto a 16 de Outubro de 1988
Autor/Especialista de Crédito, FAO, Roma onde escreveu um manual com componentes de crédito nos projectos da pesca artesanal.

July 1985 to August 1986
Especialista de Crédito Agrícola, pela FAO, na Malásia, dirigindo um inquérito de 2.000 farmeiros e pequenos pescadores artesanais para ajudar ao banco de desenvolvimento agrícola da Malásia a melhorar as suas políticas de empréstimo, procedimentos e recuperação de empréstimos.



 
Up